O sol brilha nas históricas colinas mineiras

Na tarde desta quarta-feira (atrasada a postagem, mas a foto foi tirada da câmera digital e a postagem do computador, então eu justifico o papel de peixe) estava um sol tão bonito em minha nova cidade. E o mais legal: não estava transpirando, e sem ar condicionado ligado, ou coisas do gênero. Resolvi clicar.

A imagem da foto é a colina onde fica a praça Tiradentes, em Ouro Preto. O local foi palco da exposição da cabeça de Tiradentes, morto e esquartejado no Rio de Janeiro. Em frente à praça, o Museu dos Inconfidentes. Ao lado, e no canto esquerdo da foto, a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Próximo dali, a movimentada Rua Direita deixa qualquer cardíaco com a língua de fora, e os consumistas precisam tomar cuidado com as lojinhas de artesanato, que oferecem de tudo para encher as sacolas.

Mas o mais interessante da foto não é a igreja. O mais legal é imaginar que a cidade é totalmente do jeito da igreja, com uma paisagem de mais de 300 anos que ainda preserva as riquezas do tempo do ouro. Parece que em algum porão de qualquer daqueles casarões da foto podemos encontrar caixas e mais caixas de ouro. Um tesouro escondido desde os tempos em que o tijolo dourado era carregado em lombo de burro. E por falar em burro, algumas vezes podemos encontrar comitivas completas e suas cangalhas ao lado da Escola de Minas, em frente ao terminal rodoviário urbano. Parece que estão à espera de mais um carregamento.

As próximas imagens serão mais da arquitetura barroca, típica na cidade e, claro, do calor de Ouro Preto, pois daqui não tiramos somente o friozinho agradável. A hospitalidade e a graça também circulam pelas ruas da cidade.

Denis Porto Renó
Professor de Jornalismo
Universidade Federal de Ouro Preto

Posted on 25 Marzo, 2011, in Sen clasificar and tagged , , . Bookmark the permalink. 1 comentario.

  1. Patricia Lorenzo

    Son moi interesantes as imaxes que nos mostra de Ouro Preto, profesor. Nesta que nos amosa neste post, a cidade parece moi acolledora, e sobre todo a luz que hay na fotografía dalle un encanto moi especia. Supongo que ó igual cos meus compañeiros, gostaríame que nos amosase máis imaxes da súa cidade para visualizar todos os detalles dos que vostede tan ben nos fala. Tamén que nos puidera contar cómo é a xente dalí e como se relacionan. Moitas gracias.

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair /  Cambiar )

Google photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google. Sair /  Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair /  Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: