Nos Trilhos do conhecimento

Aconteceu em Mariana, Minas Gerais, em 15 de abril, um evento realizado pelo Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale cuja ação social inclui educação e o estímulo à leitura através de atividades culturais. Cerca de 50 crianças estavam presentes e assim conheceram o projeto.

Durante o mês de abril, realizam-se atividades voltadas para o público infanto-juvenil de Mariana e Ouro Preto homenageando a semana do livro e o 129º aniversário do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Dentre as atividades propostas estão: cineminhas, saraus, gincanas e leitura de contos, voltadas preferencialmente para os alunos da rede pública de ensino. Segundo Marilêne Marinho, coordenadora do Vale Conhecer e Vale promover, uma das finalidades do projeto é “incentivar as crianças a se interessarem mais pela leitura, já que esta está cada vez mais se extinguindo do cotidiano infantil devido à modernização dos meios de entretenimento.”

O evento ocorre simultaneamente nas duas cidades onde o programa possui suas sedes, que são interligadas pelos trilhos da Maria Fumaça, reativada recentemente após um ano parada.

A Trupe Maria Farinha, de Belo Horizonte, que apresentou musicalmente os contos de Monteiro Lobato foi a atração principal dessa sexta-feira (15).

Alunos responsáveis pelo artigo: Marcelo Camargos, Maria Fernanda Pulici, Mayara Azevedo, Mayra Costa e Thaís Corrêa.

Universidade Federal de Ouro Preto

Posted on 18 Abril, 2011, in Documentos and tagged , . Bookmark the permalink. 2 Comentarios.

  1. Uma iniciativa muito boa. Incentivar a leitura entre as crianças é imprescindível nestes tempos, já que, como bem dizem vocês, os novos jeitos de entretimento estão substituindo os livros. Os rapazes ficam todo o dia diante do televisor e não aproveitam o lazer para verem teatro ou singelamente lerem um conto. Adiante com o projeto.

  2. Javier González Penedo

    Tal e como fixo constar a coordinadora Marilêne Marinho, e coincidindo tamén co exposto por Pablo Mayo, considero de extrema necesidade unha medida como a que se pretende levar a cabo con este proxecto. As novas tecnoloxías inflúen en demasía nos hábitos do tempo libre dos rapaces máis novos, e na máis das veces non para ben. A lectura e outras formas de cultura son ignoradas, e isto é algo que xa se debe solucionar dende curtas idades. Moita sorte nesta iniciativa.

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair /  Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair /  Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: