“Disciplina e dignidade caminham juntos”

No ultimo dia 04, iniciou-se no Presídio Regional de Mariana, antiga delegacia, a gestão administrativa da Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI), sistema que visa a melhoria das condições de permanência dos detentos, em substituição à Polícia Civil, que exercia essa função anteriormente. A mudança tem como objetivo reverter a força policial empregada na tarefa de manutenção do presídio para sua real função, a investigativa, como nos conta o Diretor Adjunto do Presídio Regional de Mariana.

Antes da nova administração o presídio não tinha estrutura, e a fiscalização era ineficaz. Com a entrada da SUAPI, foram encontradas duas celas com grades cerradas e dez aparelhos de celular ilegais em posse de presidiários. Agora os detentos contam com serviços básicos antes inexistentes, como apoio psicológico, atendimento médico, consulta a dentistas, banhos de sol de segunda a sexta, dentre outros benefícios. Foi criado também o GIT (Grupo de Intervenções Táticas), que é responsável por escoltas e controle dos presos, em caso de rebeliões ou motins. É proibido fumar dentro do presídio e os presos são conscientizados a cuidar do meio ambiente através de trabalhos de reciclagem. “Trabalhamos com rigidez e disciplina, mas sem interferir na dignidade humana”, declarou o diretor.

Os presos entrevistados elogiaram o novo sistema e se mostraram muito satisfeitos em comparação com a antiga diretoria. “A convivência dentro das celas é mais tranquila agora”, disse uma detenta, cujo nome foi ocultado para sua segurança. As mudanças também se mostraram positivas com relação à vizinhança, que já pôde perceber significativos aumentos de segurança e silêncio, em uma das regiões residenciais do centro de Mariana. O Diretor conta com o apoio da sociedade, empresários e comerciantes para reformas e outras necessidades, visando melhorar o atendimento aos internos, suas famílias e a população.

Ana Rafaela da Silva

Caroline Cristina Simões Gomes

Gabriel Koritzky Falconiere Lopes

Gisela Cardoso Teixeira

Hiago dos Anjos Maia Castro

Posted on 27 Abril, 2011, in Sen clasificar and tagged , . Bookmark the permalink. 1 comentario.

  1. Odetento nao tem so q pagar pelo os crimes mas tambem ser concientisado a como se encaixar na sociedade novamente .espero q nao seje todo utopia. Jm.

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair /  Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair /  Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: