Modo de Vida Republicano

Para pré-vestibulandos de todo Brasil o vestibular é uma fase de muito esforço psicológico, onde milhares de estudantes passam o ano todo estudando para entrar na tão sonhada universidade, e o melhor resultado para esses é ver seus nomes publicados na lista de aprovados. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Minas Gerais atualmente utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como processo seletivo para o engresso na instituição, mas o que chama a atenção na cidade é o sistema de moradias estudantis, as famosas Repúblicas, que todo ano recebe estudantes de várias cidades do país.

Divididas em Federais e Particulares, as Repúblicas tem história e tradições vistas somente na cidade. Um exemplo é a “batalha” na casa, que ocorre na maioria das repúblicas. Os “batalhadores” são conhecidos como “bixos” que dividem afazeres específicos dentro das casas, e se adequado aos critérios são escolhidos como “semi-bixos” após um tempo, dependendo do rendimento da batalha. Todo esse sistema funciona dentro de uma hierarquia republicana. Segundo a República Sedução (feminina), as tarefas são democráticas, tendo discussão entre as moradoras e reuniões para a resolução de problemas, onde todas participam e tem voz ativa. Há penalidades também para descumprimento de tarefas como o “Oscar” da casa. Segundo Juliana Teles, moradora da Sedução e estudante do curso de Física, o mais importante é a boa convivência, a importância das responsabilidades e saber conviver com as diferenças. Na República Sua Mãe (masculina) a coisa funciona basicamente do mesmo modo também, tendo algumas diferenças já que cada república tem um perfil. Eliel Kisch, morador da Sua Mãe e estudante de Química Industrial, diz que é uma experiência muito agradável e que é bom vivenciar a cultura de outra cidade. Uma das coisas mais importantes que a maioria das repúblicas também preza é o compromisso com os estudos.

Outra coisa interessante das Repúblicas são as festas tradicionais como o aniversário da república, onde a república comemora-o convidando outras pessoalmente; sociais, onde repúblicas femininas e masculinas se conhecem; escolhas, que é a passagem de um “bixo” para “semi-bixo”, entre outras. Um ponto bastante conhecido entre os republicanos é o CAEM (Centro Acadêmico da Escola de Minas), localizado na Praça Tiradentes no centro de Ouro Preto, onde também ocorrem festas tradicionais.

Por ser uma cidade histórica, Ouro Preto recebe vários turistas o ano todo e seu modo de vida republicano chama atenção em muitas cidades do país pela harmonia e ótima recepção para com esses. Com certeza é um lugar que vale a pena conhecer.

Geovani Barbosa Fernandes

Estudante de Jornalismo

Posted on 28 Abril, 2011, in Sen clasificar and tagged , . Bookmark the permalink. Deixar un comentario.

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair /  Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair /  Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: