ARTE ALÉM DAS CORDAS

A Luthieria é a arte de construir ou restaurar instrumentos musicais de corda e caixa de ressonância, como violões, violinos e contrabaixos. Um ofício que exige muito estudo, dedicação e paciência. Apesar disso existem muitos profissionais amadores que se levam pela empolgação da arte, como músicos que se arriscam a personalizar seus próprios instrumentos e começam a atuar na área.

O Luthier Leonardo D’Angelo Sá nasceu em Mariana e trabalha a 11 anos nesse ramo aqui na cidade. Segundo ele é necessária muita paciência, pois trabalhos de restauração demandam técnicas minuciosas de análise e execução do trabalho. Com bastante experiência na profissão, o luthier já construiu e reformou milhares de violões e guitarras, para músicos amadores e profissionais da região.

O trabalho de luthieria oscila muito sua demanda durante o ano, sendo que antes e durante épocas de poucos eventos se apresenta retraído. Em meses posteriores a grandes festas como o carnaval, aumenta a procura pela restauração devido à quantidade de shows que os artistas realizam.

Certamente instrumentos restaurados ou unicamente construídos custam caro ao artista consumidor. Uma restauração em que envolva boa parte de um violão não sai por menos de R$200, quantia considerável, que atualmente equivale a um instrumento novo para iniciantes. Leonardo comenta que o custo é alto, o trabalho é difícil, mas os resultados são impressionantes e satisfazem a clientela artística.

Giuseppe Rindoni

Thiago Huszar

Posted on 4 Maio, 2011, in Sen clasificar and tagged , . Bookmark the permalink. 1 comentario.

  1. Eliana Fernández Salgado

    Desde luego que el oficio de lutier debe de ser muy sacrificado por lo que comenta Leonardo. Lograr que un trabajo que tiene sus orígenes en la Edad media se mantenga en la actualidad es admirable. Es de agradecer que artesanos como él que dedican horas y horas, no solo a la restauración, sino también a la construcción de instrumentos, hagan posible que continúe esta ciencia.

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair /  Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair /  Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: